quarta-feira, 13 de novembro de 2013

União para uma nova carreira

Na foto, Tônia Duarte representa Movimento União e Olho Vivo em reunião com o governo (30/10) sobre plano nacional de capacitação para os técnicos. É urgente repensar nossa carreira e valorizar os técnico-administrativos em educação.

Por que uma nova carreira?
Nossa categoria transforma-se com o ingresso de novos servidores e aperfeiçoamento e qualificação de todos. Mas a terceirização é mantida e mantém relações de trabalho precárias. Necessitamos diagnosticar este processo e interferir nele. A questão previdenciária é regida por legislação que traz diferenças para as aposentadorias. É urgente repensar qual a melhor carreira para enfrentá-las, defendendo a isonomia ativos/aposentados.
  A ASSUFRGS infelizmente não encaminhou trabalho de estudo, debate e formulação no sentido de contribuir e reivindicar da própria FASUBRA que enfrentasse a nova realidade do perfil dos técnico-administrativos, do mundo de trabalho, da Universidade e dos Institutos. Apesar de aprovado em Assembléia Geral, o GT Carreira e Relações de Trabalho não foi retomado pela Coordenação.
É preciso ousadia para efetivar a luta e formular a nossa política de carreira. Não podemos sucumbir ao que possa vir como proposta do Governo nem aceitar o que venha como resultado da fragmentação já existente da categoria. Há segmentos buscando resolver sua questão isoladamente, há o projeto de EBSRH, com Plano de Carreira próprio para novos servidores dos hospitais universitários, bem como outras movimentações de setores específicos. Temos de buscar solução estrutural para a Carreira que garanta a unidade com ganhos para todos os Cargos e Níveis. Somos todos trabalhadores em educação!!
  • Retomar o GT Carreira e Relações de Trabalho na ASSUFRGS, para assessorar a Coordenação em estudo do perfil da categoria, na análise das legislações que regram a previdência, a carreira e as relações de trabalho.
  • Debater junto à categoria, em ações por local de trabalho e campi, a carreira e relações de trabalho, e formular propostas de estruturação da carreira e outras que se fizerem necessárias, quanto à política de gestão de pessoal na UFRGS, IFRS e UFCSPA. 
     
  • Articular com outros sindicatos da região e do país e com as CIS, a reivindicação à FASUBRA de que efetive a ampliação desse debate, em nível nacional, uma vez que os Encontros Regionais previstos não deram ainda conta dessa tarefa.

    Queremos saber sua opinião sobre essa postagem ou outros aspectos de nosso programa, contate-nos nas redes sociais ou procure um dos integrantes de nossa chapa. É somente com o apoio dos colegas que conseguiremos colocar em prática avanços para toda a categoria.

    Não perca a postagem de amanhã, vamos dizer por que achamos que a Valorização do Técnico-administrativo é um tema importante. Até lá!
     
    Acesse nossa comunidade no facebook clicando aqui
    Envie e-mails para uniaoeolhovivoufrgs@gmail.com
     Twitter @uniaoolhovivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário