Entendendo o superávit primário
Como se sabe, o
superávit primário é o dinheiro que o governo economiza para pagar os
juros da dívida pública. Segundo dados do próprio governo, o
superávit primário de 2012 é de R$ 139,8 bi. Isto é mais que o dobro do orçamento do Ministério da Educação de 2011, que foi de R$ 69 bi. A realocação de apenas 0,5% do superávit primário já liberaria R$22,5 bi. Esse valor seria mais do que suficiente para reestruturar as carreiras do executivo, em direção da isonomia. Só para se ter uma idéia, o reajuste pleiteado por autoridades e servidores públicos do Legislativo e do Judiciário no ano passado tinha um impacto de R$9,9 bi, e estas categorias são a "elite" do funcionalismo.
superávit primário de 2012 é de R$ 139,8 bi. Isto é mais que o dobro do orçamento do Ministério da Educação de 2011, que foi de R$ 69 bi. A realocação de apenas 0,5% do superávit primário já liberaria R$22,5 bi. Esse valor seria mais do que suficiente para reestruturar as carreiras do executivo, em direção da isonomia. Só para se ter uma idéia, o reajuste pleiteado por autoridades e servidores públicos do Legislativo e do Judiciário no ano passado tinha um impacto de R$9,9 bi, e estas categorias são a "elite" do funcionalismo.
A valorização do serviço público como superação da crise
Em
períodos de crise, o Governo deve aumentar os gastos públicos, e não
cortar. A solução brasileira deve ser inversa a solução grega, que já se
demonstrou errada. Além de reduzir a taxa básica de juros, que já foi
correta, o governo precisa ser mais ousado. Precisa reduzir
substancialmente o superávit primário e realocar recursos hoje
destinados ao pagamento dos juros da dívida pública para investimentos
públicos e atendimento das demandas sociais. Nesse esforço, deve estar
incluído a valorização salarial dos servidores públicos, começando por
aqueles que trabalham no atendimento direto da população, que são os
mais desvalorizados. Dentro desse grupo, estão os trabalhadores da
Universidade, que é a categoria menos valorizada. Não adianta dizer que
educação é importante e não valorizar quem trabalha com educação.
Estamos afirmando que a solução para a crise passa pela valorização do
trabalhador do serviço público.
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