quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Relato da Assembléia da ASSUFRGS, em 11/12/2013



Por Arthur Bloise

Nesta quarta, 11 de dezembro, quase cem colegas técnico-administrativos reuniram-se na Assembléia Geral da categoria, convocada pela Assufrgs, no auditório da Faculdade de Direito da UFRGS. A assembleia foi dirigida pelas colegas da Coordenação da Assufrgs, Rose Barcelos e Bernadete Menezes. O debate foi muito rico em torno do texto elaborado e que contém as duas reivindicações principais: política salarial e data-base. Várias intervenções de colegas, novos e antigos, com as mais variadas visões políticas, contribuíram com a formulação. Aprovado por unanimidade, o texto conclama o funcionalismo federal a mobilizar e realizar uma grande campanha por estes dois eixos. Na opinião das intervenções, esta unidade na pauta de reivindicações, pode levar a uma grande campanha pelos direitos dos servidores públicos.

Outros itens foram aprovados em adendo ao documento: 1) a necessidade da Fasubra voltar a debater a Carreira e formular uma proposta a respeito, proposto por Tônia Duarte; 2) exigir o cumprimento do Estado Democrático de Direito, contra a retirada de direitos básicos do cidadão; proposto por Sílvio Côrrea; e 3) o respeito aos movimentos sociais e suas demandas, sem a intervenção violenta e autoritária da polícia e o item da dívida pública que inviabiliza o Orçamento da União para as demandas sociais, proposto por Rafael Berbigier.

Após, foram eleitos os delegados à Plenária. A Chapa 1 – Peleia elegeu dois delegados, com 36 votos; a Chapa 3 – União e Olho Vivo elegeu dois delegados, com 24 votos e a Chapa 2 – Tribo elegeu um delegado com 23 votos. Estes representarão os servidores da UFRGS, UFCSPA e IFRS na Plenária nos dias 17 e 18 de dezembro, em Brasília/DF.

Por fim, foi debatida proposta de regulamentação das viagens internacionais da FASUBRA. Um rico e acalorado debate expôs o histórico de regulamentações e de indefinições quanto a forma de representação da categoria em vários níveis do sindicalismo, desde a entidade de base até a federação. A proposta apresentada pelo colega Rafael Berbigier previa 03 vagas para os eventos internacionais, podendo ser flexibilizada em Plenária. Prevê ainda que os diretores que forem às atividades apresentem relatório da atividade para que a categoria tenha conhecimentos das atividades e assuntos tratados no evento. A colega Antonieta interviu argumentando que esta proposta de número de representação não teria acordo e levantou a possibilidade de aumentar para 04 vagas, com a flexibilização em plenária e a apresentação de relatório proposta. Ao final do debate, foi aprovada a proposta de 04 vagas, com a possibilidade de aumentar ou diminuir em decisão de Plenária Nacional.

Antes da votação final, o colega Paulo Garcia, membro do Conselho Fiscal da Assufrgs sugeriu que fosse adotado no caso da Assufrgs, o mesmo procedimento referente aos relatórios de viagens para todas as atividades realizadas pelo sindicato. A proposta foi referendada por unanimidade e por proposta da colega Bernadete Menezes estes relatórios deverão constar na página (site) do sindicato para a categoria ter livre acesso.

Seguiram-se intervenções para esclarecimento de como foram sendo modificados os critérios de definição da participação da Assufrgs em atividades sindicais e de formação e do uso do orçamento destinado à formação política, além de propostas para a revisão de critérios atualmente adotados.

A Assembléia encerrou após uma tarde de intenso debate, encerrando o ano de 2013 e prognostica um 2014 de intensas atividades, organização e luta para a categoria.

Um comentário:

  1. Paz e bem!

    Muito bom,
    inclusive pq a jornalista da Berna
    não foi capaz de publicar um relato
    no site da AssufrgS,

    ResponderExcluir