quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Plenária Nacional decide por indicativo de greve

Ao final da Plenária Nacional Comemorativa dos 35 anos da FASUBRA Sindical, realizada no Hotel Nacional, em Brasília (DF), nos dias 17 e 18 de dezembro, foi aprovado o indicativo de greve,para segunda quinzena de Março de 2014 com a definição da data de deflagração em uma nova plenária a ser realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2014, ate la, estaremos pressionando os parlamentares e o Governo para negociar efetivamente com os trabalhadores técnicos administrativos, caso contrario a categoria já demonstrou a disposição de luta e se preciso for a greve será a único instrumento de pressão da categoria
Durante os dois dias, os técnico-administrativos das instituições federais de ensino superior discutiram a conjuntura nacional e internacional e avaliaram em sua maioria que, mesmo 2014 sendo um ano atípico por conta das eleições e da Copa do Mundo, a categoria tem força para construir uma greve forte.
A pauta proposta pela Plenária, para discussão pelas entidades de base, reivindica a resolutividade dos Grupos de Trabalho (cumprimento do acordo de greve), Turnos Contínuos com redução da jornada de 30 horas, o fim da privatização dos Hospitais Universitários através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), aprimoramento na carreira (ascensão funcional), liberação de dirigentes para mandato sindical e fim da perseguição a sindicalistas e militantes da base da FASUBRA.
A Plenária orientou, ainda, que a luta da categoria deve andar par e passo com a do conjunto dos servidores públicos federais, cuja pauta da Campanha Salarial 2014 traz as seguintes bandeiras: luta por uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base; regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores públicos; além do cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação.
Os delegados(as) também aprovou o relatório do Conselho Fiscal da gestão anterior com a análise das contas da Federação compreendidas no período de janeiro a setembro de 2012. Sem seguida, o atual Conselho Fiscal, apresentou o relato das contas procedidas de outubro a dezembro de 2012, com o relatório também tendo sido aprovado. Já as contas relativas ao ano de 2013 serão apreciadas na primeira plenária após a reunião do conselho fiscal, contador e Coordenação de Administração e Finanças.
No início da noite dia 18 de dezembro, os delegados votaram os encaminhamentos propostos pela Direção Nacional e que resultaram na aprovação pela Plenária do calendário que contem as seguintes atividades para o início de 2014:
03 e 04 de fevereiro – Reunião da Direção Nacional
05 de fevereiro – Lançamento Nacional da Campanha Salarial dos Servidores Públicos
                            Federais
06 de fevereiro – Seminário da Dívida Pública
07 de fevereiro – Reunião ampliada do Fórum das Entidades do Serviço Público Federal
08 e 09 de fevereiro – Plenária Nacional da FASUBRA Sindical
17 a 21 de fevereiro – Participação da categoria na CONAE 2014 como atividade de mobilização
Outras deliberações
A Plenária também aprovou o apoio aos sindicalistas do ABC paulista que estão demissionários com agitação nas redes sociais; anuiu sobre as resoluções sobre políticas de relações internacionais e utilização de recursos; e acatou moções de apoio a trabalhadores terceirizados e povos indígenas; e de solidariedade dos trabalhadores da UFPel. Também foram validadas três moções de repúdio. A primeira sobre a Universidade do Pará contra votação virtual para adesão à EBSERH; a segunda contra a atitude do reitor da Universidade Federal de Santa Maria que aprovou a adesão da universidade à EBSERH arbitrariamentee a terceira contra a UFPE pelo mesmo motivo.
Representantes
A Plenária Nacional Comemorativa dos 35 Anos da FASUBRA Sindical teve a participação de 125 delegados que representaram os técnico-administrativos em educação das instituições federais de ensino superior do Brasil filiados a 29 entidades da base da Federação.

Redação: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Relato da Assembléia da ASSUFRGS, em 11/12/2013



Por Arthur Bloise

Nesta quarta, 11 de dezembro, quase cem colegas técnico-administrativos reuniram-se na Assembléia Geral da categoria, convocada pela Assufrgs, no auditório da Faculdade de Direito da UFRGS. A assembleia foi dirigida pelas colegas da Coordenação da Assufrgs, Rose Barcelos e Bernadete Menezes. O debate foi muito rico em torno do texto elaborado e que contém as duas reivindicações principais: política salarial e data-base. Várias intervenções de colegas, novos e antigos, com as mais variadas visões políticas, contribuíram com a formulação. Aprovado por unanimidade, o texto conclama o funcionalismo federal a mobilizar e realizar uma grande campanha por estes dois eixos. Na opinião das intervenções, esta unidade na pauta de reivindicações, pode levar a uma grande campanha pelos direitos dos servidores públicos.

Outros itens foram aprovados em adendo ao documento: 1) a necessidade da Fasubra voltar a debater a Carreira e formular uma proposta a respeito, proposto por Tônia Duarte; 2) exigir o cumprimento do Estado Democrático de Direito, contra a retirada de direitos básicos do cidadão; proposto por Sílvio Côrrea; e 3) o respeito aos movimentos sociais e suas demandas, sem a intervenção violenta e autoritária da polícia e o item da dívida pública que inviabiliza o Orçamento da União para as demandas sociais, proposto por Rafael Berbigier.

Após, foram eleitos os delegados à Plenária. A Chapa 1 – Peleia elegeu dois delegados, com 36 votos; a Chapa 3 – União e Olho Vivo elegeu dois delegados, com 24 votos e a Chapa 2 – Tribo elegeu um delegado com 23 votos. Estes representarão os servidores da UFRGS, UFCSPA e IFRS na Plenária nos dias 17 e 18 de dezembro, em Brasília/DF.

Por fim, foi debatida proposta de regulamentação das viagens internacionais da FASUBRA. Um rico e acalorado debate expôs o histórico de regulamentações e de indefinições quanto a forma de representação da categoria em vários níveis do sindicalismo, desde a entidade de base até a federação. A proposta apresentada pelo colega Rafael Berbigier previa 03 vagas para os eventos internacionais, podendo ser flexibilizada em Plenária. Prevê ainda que os diretores que forem às atividades apresentem relatório da atividade para que a categoria tenha conhecimentos das atividades e assuntos tratados no evento. A colega Antonieta interviu argumentando que esta proposta de número de representação não teria acordo e levantou a possibilidade de aumentar para 04 vagas, com a flexibilização em plenária e a apresentação de relatório proposta. Ao final do debate, foi aprovada a proposta de 04 vagas, com a possibilidade de aumentar ou diminuir em decisão de Plenária Nacional.

Antes da votação final, o colega Paulo Garcia, membro do Conselho Fiscal da Assufrgs sugeriu que fosse adotado no caso da Assufrgs, o mesmo procedimento referente aos relatórios de viagens para todas as atividades realizadas pelo sindicato. A proposta foi referendada por unanimidade e por proposta da colega Bernadete Menezes estes relatórios deverão constar na página (site) do sindicato para a categoria ter livre acesso.

Seguiram-se intervenções para esclarecimento de como foram sendo modificados os critérios de definição da participação da Assufrgs em atividades sindicais e de formação e do uso do orçamento destinado à formação política, além de propostas para a revisão de critérios atualmente adotados.

A Assembléia encerrou após uma tarde de intenso debate, encerrando o ano de 2013 e prognostica um 2014 de intensas atividades, organização e luta para a categoria.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Assembleia da Assufrgs escolherá delegados para plenária da FASUBRA

Na primeira Assembleia depois do resultado das eleições da Assufrgs, será pautada uma questão importante para nossa categoria, que é a questão da nossa campanha salarial em 2014. Participe, dê sua contribuição. Para ler a avaliação de conjuntura da FASUBRA orientando a participação na Plenária dos dias 17 e 18 de dembro, clique aqui.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Deputados assumem comprimisso com direitos dos servidores públicos

Deputado Assis é relator de projeto e apresentará outro PL para ampliar conquistas (Foto: Santa Alves)
Em encontro nesta semana com as centrais sindicais (CTB ,UGT,CUT e DIEESE), os deputados federais Assis Melo (PCdoB-RS) e Policarpo (PT-DF) reafirmaram o compromisso com a pauta dos trabalhadores. Assis é relator do PL 229/2007 que regulamenta a negociação coletiva de trabalho do setor publico.

No encontro, ficou acertado que o relatório de Assis vai propor mudanças na negociação coletiva e apresentar um outro PL que vai tratar sobre negociação, direito de greve e liberação de dirigente, que é um PL que todas as centrais apoiam. Na próxima semana, outros deputados também devem assinar a proposta.